No dia 25 de novembro celebra-se, em todo o Brasil, o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data foi criada com o objetivo de agradecer aos doadores de sangue e sensibilizar a população sobre a relevância da doação.
O Portal Dedução lembra que para realizar a doação é preciso preencher os seguintes requisitos:
- Estar em boas condições de saúde;
- Ter entre 16 e 69 anos – menores de idade precisam apresentar autorização assinada pelo responsável e maiores de 60 anos já devem ter feito uma doação anterior;
- Pesar no mínimo 50 quilos;
- Ter dormido pelo menos seis horas;
- Estar devidamente alimentado;
- E apresentar documento original com foto recente na hora da doação.
CLT
A Consolidação das Leis do Trabalho – CLT garante “um dia de folga a cada doze meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada”.
Ou seja, os empresários devem ficar atento à regra, porque a falta do empregado não pode acarretar em desconto de horas e nem de salário. Mas, para que o funcionário, não saia perdendo, é importante que ele apresente o comprovante entregue no hospital ou posto de doação.
O dia abonado está previsto no artigo 473 da CLT, bem como na Lei 1.075/1950, que inclui militares e servidores públicos.
Apesar do direito assegurado por lei, somente 1,6% da população brasileira doa sangue, de acordo com dados do Ministério da Saúde – MS divulgados em 2018.
Impeditivos
Algumas pessoas não estão aptas a doar sangue, como, por exemplo, mulheres grávidas ou lactantes; indivíduos que foram diagnosticados com hepatite após os 11 anos; mulheres que tiveram filhos recentemente (90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana).
Além disso, a ação não é recomendada para pessoas com múltiplos parceiros sexuais ou para quem teve relação sexual sem o uso de preservativo nos últimos 12 meses.
Cuidados após a doação de sangue
É importante manter um intervalo entre uma doação e outra e este tempo varia de homens para mulheres.
Para pessoas do sexo masculino, o tempo é de pelo menos 60 dias (ou até quatro doações por ano) e para as mulheres, 90 dias (ou até três doações por ano).
Após a doação, alguns cuidados são recomendados, como: evitar esforços físicos por pelo menos 12 horas; não consumir bebidas alcoólicas por 12 horas; aumentar a ingestão de líquidos; e não fumar por cerca de duas horas.
Da Redação do Portal Dedução